terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Entrevista: Total 13 - São Paulo/SP

Release:

Em algumas culturas o número 13 significa sorte, em outras azar. Apostar tudo no 13 é ir contra todos os palpites, jogar no inusitado, enxergar o que os outros não vêem. Em tempos de electro, emocore, jazz experimental e outras tendências modernas, o Total 13 busca nas tradições do verdadeiro rock de garagem a inspiração para criar a diferença nos tempos de hoje.

Vivendo nos dias da farta tecnologia, da música criada com mouse, da massificação de todas as tribos, do excesso de informação e principalmente, nos dias da incapacidade de absorver tudo isso, os garotos do Total 13 nos fazem lembrar que a música nasceu para representar o sublime e o memorável, e não um número de cartão de crédito digitado em um I-POD.


Representar a contestação e a mudança em um mundo que aceita tudo e todos sem distinção pode soar antiquado, mas não era exatamente esse mesmo marasmo cultural que predominava quando surgiram os grandes divisores de águas do rock n roll?
O Total 13 fez sua lição de casa e está consciente dos seus objetivos e de suas motivações, e é por isso que se você ainda não conhece o som desta grande banda, certamente irá ouvir falar muito, pois eles vieram pra ficar.

Elvis, os punks do Sex Pistols e The Clash, Iggy Pop e seus Stooges, Nirvana?

Discografia:

2007 - EP Algo Novo (ainda com nome flavor boys)
2088 - EP Veneno metade
2008 - EP Go To Hell final
2009 - Produção do primeiro CD

Integrantes:

Rolfo (Guitarra/Voz)
Ugo (Guitarra/Voz)
Dan (Baixo)
Bife (Bateria)



01) Como surgiu a banda? Como entraram na vida do rock? Como surgiu o nome da banda?

A banda surgiu em 2005, era apenas Rolfo (Guitarra/Voz), Dan (Baixo) e Bife (Bateria) que queriam apenas tocar alguns covers de Nirvana, só por diversão. A idéia de ter uma banda foi natural para os 3, era como se fosse ir para a escola, fazia parte da vida normal. Escutar rock é como respirar para qualquer um de nós. A banda passou por mudanças e teve a entrado do Ugo (Guitarra/Voz) que divide as composições com o Rolfo atualmente. A banda teve vários nomes tambem, Flavor Boys foi o que quase ficou, mas houve muitas comparações, até demais. Então pensando em alguns álbuns que estão entre nossos favoritos, “Total 13” do Backyard Babies, pareceu perfeito para nós. E com esse nome pretendemos ficar até o final.


02) Como é a vida de músico? Vocês conseguem viver da música?

A vida de musico, nos momentos que você esta tocando e gravando é linda, mas o resto nem tanto. Atualmente, que dizer não sabemos se sempre foi assim, mas parece que não importa a qualidade da banda, e sim os contatos da banda. Até hoje não ganhamos um centavo com a musica, mas não nos arrependemos de escolher a vida de musico, já que sabemos compor e tocar, e a nossa musica realmente nos agrada, é mais ou menos isso que importa.


03) Quais as principais influêcias do seu som?

Na verdade, sempre estamos escutando coisas diferentes e coisas novas, e acaba influenciando a nossa musica. Mas nossas base sempre foi Stooges, Ramones, Nirvana, Kiss, Beatles, Rolling Stones e tudo que envolve e tem influência dessas bandas


04) Como é a cena musical na região onde vocês moram?

São muitas bandas, realmente muitas bandas. Aqui na cidade de São Paulo, você encontra bandas incríveis bem escondidas, e bandas um tanto quanto “perdidas” na musica e no visual que acabam se dando muito, não sabemos como dão certo, parece que esta tudo errado, bom talvez não sejamos as melhores pessoas para falar da cena daqui, a nossa revolta é grande.



05) Se vocês tivessem 10 mil reais a disposição para investir na banda, o que vocês fariam?

Com certeza iríamos gastar na prensagem do nosso primeiro álbum que vai sair em março, em videoclipes, e o que sobrar, com a produção de roupas e acessórios com propaganda da banda, para vendermos e quem sabe arrecadar dinheiro para o próximo álbum, porque enquanto estivermos vivos e conscientes vamos fazer tudo para a banda continuar.


06) Quais foram os festivais ou o show mais marcante?

Participamos de alguns festivais que conta com que a banda venda os ingressos, e que na verdade é uma furada, na nossa opinião. Os nossos shows mais marcantes foram festas em casas, que todos estavam se divertindo e tendo momentos inesquecíveis, tanto para quem tocava e quem assistia.


07) Vocês são a favor da troca de Mp3? Qual a postura da banda perante esse "novo" fenômeno?

Achamos ótimo, você pode mostrar sua musica para o mundo inteiro realmente. É muito prático e eficaz. Mas gostaríamos muito da volta do vinil, as pessoas poderiam ter o prazer comprar um belo vinil nosso e baixar as musicas no pc em algum website. Isso seria perfeito para sobrevivermos da nossa musica, e para um fan, nada melhor do que ter um vinil da banda que você gosta.



08) Qual o maior problema, ou até mesmo mico, que a banda afrontou até o momento?

Acho que foi um show que fizemos em São Caetano, onde tocamos varias musicas dos Stooges, Ramones e outros clássicos (ao menos nos achamos que são clássicos) e foi um show muito bom da nossa parte, ficamos satisfeitos, até que no final começaram a pedir bis, pensamos legal, eles estão gostando, mas o pedido deles foi para tocar fresno, ai a resposta do Rolfo (Guitarrista/Vocalista) foi imediata “Fresno o seu cu!” e então começaram a vaiar e ficamos em clima de briga e chingamentos até irmos embora, um fiasco.


09) Como entrar em contato com a banda? (Orkut, tramavirtual, myspace...)

Orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=11784807

Myspace:

http://www.myspace.com/thetotal13

Tramavirtual:

www.tramavirtual.com.br/total_13


10) Uma mensagem aos leitores do BadTrip E-zine...

Dêem uma chance para o que há de bom por ai

Nenhum comentário: