
A Cerâmica Zanon é uma fábrica que se encontra na província de Neuquén, no sul da Argentina. Existe há mais de 20 anos e tem uma capacidade de produção de 1 milhão de metros quadrados mensais. O conflito entre trabalhadores e patrões começou em 2000, após vários ataques da patronal, o que fomentou a necessidade de organização dos trabalhadores, que começaram a recuperar o Sindicato de Ceramistas das mãos da burocracia.
Em Zanon, tudo se decide em assembléias, não existe hierarquia entre os que estão na produção ou na administração. Essa é indubitavelmente uma expressão fortíssima contra o capitalismo, uma experiência que mostra que quando os trabalhadores tomam em suas mãos o controle da produção podem dar uma saída diferente do desemprego, fome e miséria.
A experiência de 7 anos de gestão operária na antiga fábrica Zanon, hoje FaSinPat (Fábrica Sem Patrões), localizada em Neuquén na Argentina, volta a ser ameaçada pela justiça burguesa. O Sindicato Ceramista de Neuquén (SOECN) lançou uma campanha internacional em defesa desta gestão operária e pela expropriação definitiva da fábrica. A campanha aqui no Brasil teve início com a adesão do Sintusp e começa a ganhar a adesão de algumas figuras importantes do meio intelectual. Nós da LER -QI reforçamos o chamado a todas as organizações de esquerda a impulsionar esta campanha.
site: http://www.obrerosdezanon.com.ar/html/index1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário