
A banda argentina Las VinUps foi formada no final de 2007, a atualmente é a grande promessa do punk argentino. Influenciadas pelos Ramones e Flema, entre outras inúmeras bandas, as meninas fazem um punk simples e empolgante, agrandando boa parte das pessoas da cena underground de Buenos Aires.
Segue um bate-papo descolado com Romina, a guitarra da banda.
DISCOGRAFIA
- Gordas Putas (2007)
INTEGRANTES
- Romina (Guitarra/Vocal)
- Ro Romano (Bateria)
- Maru (baixo)
(Bad Trip Zine) Há quanto tempo vocês estão com a Banda? Como surgiu o nome?
(Las VinUp) Nós formamos há 6 meses. somos da zona sul da grande Buenos Aires, na Argentina. O nome é um derivado de uma bebida alcoólica da classe baixa, um vinho em Tetrabrik chamado Vin Up. Ainda é um trocadilho de palavras, já que nunca vamos poder ser meninas PIN UP por um sentido estético.
(Bad Trip Zine) Vocês se consideram uma banda feminista? Alguma vez sofreram preconceito por ser uma banda 100% de mulheres?
(Las VinUp) Bom, a gente não gosta de cair no conceito de banda feminista, por o feminismo e o machismo são uma forma de sexismo, então nos consideramos uma banda anti-sexista. Mas o preconceito pelo fato de ser mulher é sentido. Muitos pensam "não sabem tocar", "de certo isso não foi conseguido somente pela sua música".. isso sim é sentido.
(Bad Trip Zine) Vocês já integraram outras bandas?
(Las VinUp) Sim, nós viemos de outras bandas. Eu (Romina) toco atualmente também na banda NIHILISMO e toquei em outras 4 que já não estão na Ativa. Romano, tocava em uma banda chamada THE POCHOCLAS e a Maru tocava na banda ANOMIKOS.
(Bad Trip Zine) Quais são suas bandas favoritas e as que mais influenciaram vocês?
(Las VinUp) Bom cada uma de nós tem uma banda favorita especifica. Escutamos qualquer estilo de música e bandas, porém o punk rock é o estilo musical que mais influencia a banda. Nós temos uma paixão pelos Ramones e por Flema, mas como influencia musical temos tudo que se escuta por ai!
(Bad Trip Zine) Como é o Underground em Buenos Aires? É difícil entrar no circuito punk?
(Las VinUp) O circuito underground é bem ativo, mesmo depois do golpe que o Rock teve com o acidente de CROMAÑON. Após isso, várias casas de shows foram fechadas, se colocaram muitas travas para uma banda que iniciava seu caminho, diversos shows eram cancelados por qualquer razão y sofremos perseguição por querer mostrar nossas músicas. Mas com a chegada do novo governo a situação foi normalizada, mas ainda hoje existem certas travas. Porém o que importa é que hoje estamos conseguindo modificar coisas importantes para os músicos. Já o circuito punk é fácil de entrar, somos um pequeno grupo de gente conhecida. Às vezes é como um velho ditado argentino "Povo pequeno, inferno grande", mas é fácil de conviver e manter-se.
(Bad Trip Zine) Conhecem bandas brasileiras? o que acham do povo brasileiro?
(Las VinUp) Conhecemos a banda Blind Pigs, que é uma banda que nós gostamos muito e o Ratos de Porão, essas são as que conhecemos mais. Temos boas referências do público brasileiro porque a banda Doble Fuerza fala muito bem, pois sempre estão agendando shows por lá.
(Bad Trip Zine) Porque o nome da demo "Gordas Putas" ?
(Las VinUp) Desde algum tempo, a sociedade encarregou-se de criar um modelo de beleza e perfeição, saúde e normalidade. Tudo que não se encaixe nas formas e modelos que foi imposto é considerado diferente, e consequentemente, marginal. Que desde pequenos nos seja imposto um estereotipo especifico de beleza dizendo como devemos ser, significa uma lavagem cerebral massiva para todos, deixando sem chances aos que são diferentes. Se você não se encaixa, você não é importante, não vais ser ninguém na vida, não vais ter amigos nem um bom trabalho.
As mulheres sofrem preconceito todos os dias, do momento que vamos comprar uma calça jeans ou andamos de ônibus, no trabalho, em nosso lazer... simplesmente porque não encaixamos no modelo que a sociedade impõe. Ao chegar numa loja de roupas você não pode comprar, porque o que você necessita não se encaixa no modelo certo.
Você acha alguém na rua e dizem "você está gorda", mas não perguntam como você está realmente. Quando ninguém tem uma coisa má pra te dizer, utiliza a palavra Gorda como xingamento. Se você tem um bom trabalho é porque acabou dando pra todo mundo pra conseguir.. "é bonita, deve ser puta". Você acaba sofrendo assedio sexual preconceito só pelo fato de ser mulher, "é mulher, é boba". Se você é independente e liberal, você é puta! Quando ninguém tem uma coisa má pra te dizer, utiliza a palavra Puta como xingamento. A obesidade é uma doença, assim como anorexia, bulimia, dependente químico e outras milhares de coisas. O que não é doença é o preconceito! o preconceito é uma eleição própria. Você escolhe ser preconceituoso. Você acaba comprando os valores impostos pelo sistema. Imagens e pensamentos que acabam ofuscando o que você realmente pensa. O que é bonito? o que é feio? o que faz e o que não faz parte?
Por isso escolhemos "Gordas Putas", para demonstrar com ironia que, não nos interessa as opiniões pré-fabricadas.
Que não é um xingamento.
Que sabemos pensar, escolher e ter nossa própria opinião.
Que somos livres e não somos bitoladas no pensamento comum.
Que os verdadeiros valores são tolerância, respeito e amor ao próximo.
Que somos mulheres e temos orgulho disto!
Que não somos melhores nem piores. Mas somos livres!
E a liberdade é o maior valor de todos!
e nós temos a opção de escolher nosso caminho!
Por isso GORDAS PUTAS!
(Bad Trip Zine) Como entrar em contato com a banda?
(Las VinUp)
Mail Web My Space You Tube Flog
Bom realmente muito obrigado pela boa vontade das meninas, realmente são bem simpáticas e esperamos que em breve, vocês possam estar fazendo shows por aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário