terça-feira, 8 de abril de 2008

A cena Punk da Guatemala


O movimento punk na guatemala e o resto da América Central surgiu aproximadamente na década de 90, como reação e rejeição a sociedade em geral. As maiorias dos jovens não querendo ser parte disto tudo, consideraram que estava na hora de agir e difundir nossa cultura e idéias. Cansados de ver como as pessoas pareciam que vivem dormentes em suas vidas e não fazem nada para mudar. Sem medo de expressar o que sentem, de ter uma perspectiva diferente da vida e tratar de ser diferente aos outros. Tem que ser dito que ao falar da cena punk na Guatemala estamos nos referindo a um pequeno grupo de pessoas organizadas que tratam de fazer alguma coisa por elas, convertendo-se em uma verdadeira ameaça.

Não estavam limitados a apenas um estilo de música e sim a uma cultura que se fundamenta na criatividade de cada pessoa quando nos referimos as ações concretas. Isso implica criatividade, pensamento, questionar e ser responsável dos seus atos ante você mesmo e os demais. Nossa luta vai encaminhada contra todo tipo de fascismo, sexismo e racismo.

Guatemala é um país pequeno quando nos referimos a extensão territorial. Está composta por 22 pequenos estados, nos quais a pobreza e a miséria. Talvez vocês nunca imaginassem que pudesse existir um movimento punk na Guatemala. Porém estamos aqui! Vivos e andando forte, somos poucos, porém unidos, lutando e resistindo! O lamentável é que o pouco que existe esta concentrado na capital. Atualmente o movimento vem tomando força se comparado à anos anteriores.

Muita gente se interessa dia após dia, e começam a unir-se de uma forma ou outra. Não sendo aquela massa que somente compra cds e assiste determinado show. Organizam-se em shows sempre com uma boa quantia de público. A maioria dos shows são de graça ou com um custo muito pequeno para poder pagar o aluguel do local.

Na Guatemala quase não há locais para que bandas possam tocar suas músicas e transmitir suas mensagens. Por isso os eventos são realizados em restaurantes, garages ou qualquer lugar que seja possível, incluindo a rua. Com relação aos bares especializados, a maioria deles fecha as portas em poucos meses e lojas punk/hardcore simplesmente não existem. Cada um se vira para conseguir matéria. Muitas pessoas trocam material pela internet ou correio com pessoas do exterior ou compram em shows. Assim é feita a divulgação e distribução.

Um fato importante que deve-ser remarcado é a juventude e a força dos indivíduos que compõem o movimento punk guatemalteco. A maioria são caras de 16 aos 23 anos, o que faz disso um fato importantíssimo para um futuro próximo. A molecada são os alicerces para um futuro melhor. A revolta está na volta da esquina! Somente é uma questão de tempo!


Algumas bandas da Guatemala:

Descerebrados:
http://www.descerebrados.tk/
Banda Punk que mistura horror punk com punk melódico e punk tradicional.

Desadaptados:
http://www.geocities.com/desadaptadosonline
Banda Street Punk, muito polêmica e politizada. Conta com 2 cds nas ruas.

Eterna Conviccion:
http://www.geocities.com/eternaxxxconviccion
Hardcore guatemalteco, precisa ser dito alguma coisa?

Todo texto foi traduzido por Dumpweed77 de diversos sites espanhóis.

Nenhum comentário: